Quem ser?

Simples camponesa de nobre coração que vai todos os dias ao bosque colher lenha.

Saí de Joinville-SC em 2008 para Irlanda, depois Alemanha (2009-2012) e ai Inglaterra (2012-2013) e finalmente Alemanha (2013-chega!!!!).

A vida aqui fora me ensinou muitas coisas, como ser mais open minded, aceitar e entender o próximo, línguas, culturas, números de sapato maiores :~, andar de trem e metrô, economizar, ser grossa (beijos, Alemanha), beber (oi, Irlanda) e a cozinhar melhor que a comida local (vlw, Inglaterra).

Mãe de Calvin.

Bem-vindo, Welcome, Willkommen :-)

 Twitter: @brunainglaterra (nem uso)
Instagram: brunainglaterra (meh…)

 Ou se quiser reclamar com mais caracteres, é só comentar abaixo.

Anúncios

68 respostas para Quem ser?

  1. analice silva disse:

    legal… gostei do seu blogs…

  2. Ava disse:

    Blog divertidíssimo e super bem feito.

  3. Marcelle disse:

    Oi Brunaaaaaa

    Me dá umas dicas de compras para gravidas e bebês?
    Meu marido está por umas semanas a trabalho em Munique e queria muuuuitas encomendas…
    bjs
    Marcelle

  4. Plato disse:

    Oi Bruna. Li teus posts e fiquei curioso. Tanta dificuldade assim com a língua alemã? Me manda tuas dúvidas, vou ver no que posso ajudar, sou professor de alemão e brasileiro. Em que cidade você mora?

  5. menina_zucker disse:

    Ola Bruna!
    Tropecei no seu blog por acaso e decidi ficar por paixão. Em três dias li tudo: obrigada! Obrigada, do fundo do coração. A sua maneira de ver a vida me inspirou a usar uns “óculos cor-de-rosa”, para apreciar a simplicidade das coisas e temperar tudo, até mesmo o momento mais “insignificante”, com muito humor (brasileiro). Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, ……………………………….

  6. Mariana disse:

    Bruna, adorei seu blog! Por querer morar logo na Alemanha, foi crescente o número de blogs de vários brasileiros em tantas partes da Europa que li, mas somente o seu, como nenhum outro da Alemanha, me fez vontade de ler todo! Hhahaha

    Acho muito divertido o jeito que você escreve! Outra coisa que eu acho muito divertida é você chamar seu marido de Herr. Hahahaha xD Como tenho lido, acho que pelo Goethe você está no mesmo nível de alemão que eu.. maaas, isso que vou te falar aprendi nos meus 15 anos de escola alemã, e talvez você não saiba, aprendi quando a gente chamava o professor de Herr, em vez de Herr X, por exemplo. (O quê gerou muitas chamadas de atenção, como esclamar “Putz Frau!” quando alguma professora dava muita lição na sexta… Huahauhauah). Chamar alguém de Herr, ou se referir à alguém somente como Herr, como disse meu professor, é como se você fosse escrava da pessoa e ele fosse seu senhor mesmo, seu dono. Hahahah Não sei se exatamente isso, e se isso é uma coisa antiga, talvez o seu Herr saiba! xD

    Então é isso,
    =)

    ah, e tô te seguindo no twitter também!

    beijos =)

    • brunahagemann disse:

      Mas se eu não soubesse o correto uso do ‘Herr’ depois de 2 anos de Alemanha eu pegaria meu banquinho e sairia de mansinho néam?? haha ;-)
      É só trocadalho do carilho interno, nada máz!
      Eu não faço Goethe, você faz? Não entendi essa parte #loira

      Bem-vinda e obrigada pela visita & coment!

      Bêijdos!!

      • Mariana disse:

        Ahh, não sei né..vai que você nunca testou falar só Herr pra um alemão né xD Eu sei que achei carinhoso, por isso disse que achei engraçado.

        Sim, eu faço Goethe.. mas em São Paulo! :( Hahahha

  7. Márcia Marli Ribeiro Franzoi disse:

    Encontrei seu blog sem querer, navegando por aí, AMEEEEI !!!
    Adoro gente bem humorada. Parabéns, continue escrevendo e cuidando
    bem de seu Herr (Hahaha), grde abraço!!!!

  8. Julia Valcanaia disse:

    Nossa, nem acredito que encontrei um blog de alguém de Joinville na Alemanha!
    Também sou de lá, e estou morando em Augsburg a apenas 3 meses…
    Sério, tenho tanta insegurança e dúvidas sobre morar aqui na Alemanha, que estão me fazendo perder o sono… Você tem algum e-mail para poder conversar? Seria muito bom trocar algumas ideias com você!

    Estou adorando ler o blog, fuçando todos os posts hehe!

  9. Clarissa Falk disse:

    oi Bruna! A-m-e-i seu blog!
    Encontrei ele hoje porque vi num post do vendenafarmacia.com (que leio de vez em qdo). Aí entrei aqui, adorei seu jeito de escrever e tambem porque compartilho algumas situaçoes (to morando na Italia – situaçao do Kalk??? hahaha)
    e aí resolvi ver de onde vc era e tal… tcharam!!! sou de joinville tambem!!! hahaha nossa, q mundo pequeno!!!
    adoreiiii!!!!
    bjs

    • brunahagemann disse:

      Oi Clarissa! Pois é, a outra moça que comentou aí em cima também é de Jotalelê… acho que estamos esvaziando a cidade das bikes hauehaueha

      Ainda não estive na Itália, mas tá na minha lista de quando ficar ryka :P

      Obrigada pela visita e volte sempre, flor!

  10. Martina disse:

    oieeee Bruna, bacana o seu blog.

  11. Karina Miranda disse:

    Bruna to adorando seu blog. Vim através da nossa comunidade do FB: brasileiras in DT. Vc tem um senso de humor incrivel e uma leveza ao escrever que vemos apenas em pessoas q escrevem com o coracao e isso é mto bacana!
    Tbm tenho um blog, nao sei se ja te falei isso em outro coments, casamento ta chegando e a mente ta ficando fraca(justo qnd + preciso dela) em todo caso ai vai o link caso vc queira dar uma olhada:
    http://dasaxoniaabaviera.blogspot.de/

    Parabéns pelo blog, td de bom pra vc!!

    Beijos.

  12. Janaina Gavioli disse:

    Bruna, seu blog é divertidíssimo! ! Adorei!
    Sou catarinense também, morei 10 anos em Blumenau e acabei reconhecendo algumas “características” dos alemães de lá nas tuas narrativas!
    Agora, tô morando em Dublin. E adorando!
    Bjs

  13. Bruna Marques disse:

    Oi Bruna! Sou brasileira que mora em Portugal e estou de mudança para Braunschweig. Seu blog veio em hora certa… Peguei umas dicas bem legais!! Beijinhos! E boa sorte na nova etapa.

  14. Luísa Danzberg disse:

    Oi Bruna!
    Achei teu blog ontem e amei, sério :)
    Moro em Blumenau e resolvi que esse ano ia aprender alemão. Já tinha tentado uma vez, mas não deu muito certo. Dai esse ano achei um curso no ICBA que promete te levar até o B1 em 12 meses, ou seja, é um mega ultra intensivo com aulas de 2ª até 6ª das 13 até as 18 horas (sim, sou louca). Por causa do curso, vou fazer uma viagem no final de outubro pra ficar 2 semanas em Hamburg estudando alemão. Eu já vi vários posts teus sobre lugares aí, mas será que tu podia me dar mais dicas de lugares imperdíveis na cidade e na região? É a minha primeira vez na Alemanha, então eu to bem perdida em relação a tudo, mas to mais empolgada com essa viagem do que com qualquer outra coisa haha

    Muito obrigada!
    Beijos, Luísa

    • brunahagemann disse:

      Oi Luísa!
      Hamburgo é tudo de bom! Adoro essa cidade :-)
      Duas semanas é pouco tempo viu?
      Coisa pra fazer tem pra cacete aqui, mas tudo depende da onde morarás, onde será sua escola e que tipo de atração procuras (shopping, balada, bares, parques, museu etc)!

      • Luísa Danzberg disse:

        Então, ainda não sei onde vou morar, mas como vou estudar no Goethe, deve ser ali por perto… Adoro baladas, bares e museus, mas eu queria tentar conhecer a região também. Por mim, ficava bem mais do que 2 semanas, mas a faculdade me prende aqui…

        Uma coisinha que eu queria te perguntar é se em novembro é muito frio e se chove bastante. Eu já to bem acostumada com isso por causa de Blumenau e de Porto Alegre (sou gaúcha), mas tava com uma esperancinha de pegar um tempo melhor aí haha :(

        Valeu! Beijos

  15. Felipe disse:

    Olá,
    recebi uma proposta de trabalho na Inglaterra (Rochester, para ser mais preciso) e não tenho muita ideia se o salário é bom ou ruim. Seria muito abuso pedir para conversarmos via e-mail?

    • brunahagemann disse:

      Olá Felipe, obrigada pelo seu comentário!
      Infelizmente não posso te ajudar porque eu moro aqui não faz nem um mês! Não estou trabalhando no momento e não sei como funcionam as coisas por aqui…
      indicaria você perguntar para alguém que já tenha uma certa experiência de UK, e não pra caloura aqui ;-)

      Boa sorte!
      x

  16. Cláudia disse:

    Encontrei teu blog hoje,adorei, voltarei.
    Beijos, bom domingo!
    Cláudia

  17. Valéria disse:

    Oi Bruna, tudo bom? Acompanho seu blog e seu instagram. Moro em Hannover, na Alemanha e recentemente comprei duas filhinhas orquideas. Vi que vc tb tem, gostaria de saber, se possível, quais os cuidados que vc tem com elas e qual o fertilizante que posso comprar por aqui. Beijos.

    • brunahagemann disse:

      Olá Valéria!
      Obrigada pelo seu recado :-)
      Olha, na verdade eu nunca usei e nunca fiz NADA nas minhas orquídeas. Quando percebi que elas têm vida própria e não precisam assim de tantos cuidados (coisa que me falta), eu resolvi deixá-las quietas.
      A minha mais velha agora vai fazer 3 anos e tá gritando pra mudar de vaso. As raízes estão enormes e desesperadas. Agora não tem jeito, vou ter que me virar e fazer algo por elas pela primeira vez :-(
      Eu estou “ensaiando” pra isso lendo e assistindo a Carol Costa, uma querida que já troquei e-mail falando sobre flor.
      http://interney.net/blogs2/guindaste/
      http://www.youtube.com/user/BlogGuindaste

      Espero que ajude :-)

  18. Estou simplesmente apaixonada pelo seu blog, todos os dias entro para ver se tem algo novo ! Tenho apenas 14 anos e quero muiiiiiiiito ir para a Alemanha daqui a uns anos, e ler suas experiencias la me deixou com mais vontade de ir ainda * Cursinho de alemão ta complicado pra paulista aqui mais força de vontade para aprender tenho de sobra ( éer , eu acho ). Então é isso , parabéns pelo blog, é perfeito e você tem uma fã aqui (\o/). Miiil Beijoos *

  19. parabens pelo blog super espirituoso e interessante. Bruna, seus textos sao otimos para gente ler.voce ta morando de vez na inglaterra ou so estudando / passando um tempo?
    abraco,
    Kalina

  20. que legal, Bruna. tambem quero adicionar seu blog aos meus e receber suas atualizacoes la na minha lista de blogs, mas nao achei onde posso fazer isso no seu )-:
    me diz por favor se isso eh possivel.

    • brunahagemann disse:

      Boa pergunta, cara Kalina… hahaha
      Tem um povo que tem blogspot e me ‘assina’, não sei se é o tal do RSS (acabei de colocar na barra lateral, tenta isso). Se não, só mudando meu layout mesmo. Sou loira, coisas são complicadas.

  21. Aline Souza disse:

    Acho que escrevi minha opiniao sobre o blog no lugar errado…hehe.
    Enfim.. de qualquer forma… estou adorando ler tudo por aqui. Principalmente a parte sobre as crianças…
    Espero que ache tempo de atualizar o blog sempre!
    Beijos
    Aline

    • brunahagemann disse:

      Hehehe aloka ;-)
      Obrigada pelo seu comentário, Aline! Infelizmente a parte das crianças estará paralizada por mais alguns meses pois estou trabalhando com uma neném :P
      Beijos!

  22. Bruna Stamato disse:

    Oi Bruna, achei seu blog pelo vendenafarmacia e adorei seu bom humor! Também saí do país (sou do Rio) pra morar com o amado, mas na Argentina. As coisas são mais parecidas com o Brasil, mas mudança é mudança, né? Me vejo em váaarias situações como as que vc escreve. Um beijo

  23. Thayna disse:

    oieeeee.tu vive em Bracknell ne? A liza do london babe que me falou e to faz tempo p te enviar um recadinho! acabei de me mudar pra ca! Beijokas

  24. Nathalia disse:

    Olá, Bruna! Encontrei seu blog por muita sorte e queria poder te interrogar pois tenho muita vontade de viver sendo nômade pelo mundo. Hahaha! Sem o apoio da família e com poucas informações, aos poucos vou ficando mais desanimada com a possibilidade de ter que desistir de tudo isso que eu gosto tanto! Eu ainda sou jovem, termino o ensino médio esse ano, e pretendo me formar aqui no Brasil mesmo! Mas tenho muuuuuitas duvidas sobre trabalho no exterior, visto, como alugar um lugar pra morar, como conseguir chegar a morar em outro pais, sabe? Mesmo que por pouco tempo… Se você puder me mandar um email eu ficaria muuuuuuuito grata, haha seria a salvadora da minha vida! Mas desde já agradeço pelas informações que achei aqui no seu blog que me deram um pouquinho de esperança!
    Mil beijos, continue com o bom trabalho que faz aqui! :)

    • brunahagemann disse:

      Oi Nathalia, obrigada pelo seu recado :)
      Bem, vamos lá, dona Nathalia está #confusa!!!
      Eu fiz intercâmbio apenas para Irlanda, a qual teve leis alteradas para o visto de estudante depois que deixei o país. Portanto, eu sou uma múmia desatualizada :(
      Já Alemanha e Inglaterra fui carregada pelo Herr (contrabando internacional de Bruna e tal). Dá uma olhada na parte “Leio e recomendo” do meu blog, tem blogs de gente que mora lá e bem mais atualizados!
      AI desculpa :( o tempo passa, regras e leis mudam, eu também e acabo não sabendo mais de nada.
      Lembre-se que cada país tem suas próprias leis, regras e vistos. Pesquise primeiro pra onde você quer ir/porque/preços e aí posso dar uns pitacos, maybe ;)

      Beijos e boa sorte!!

  25. Sheila Wayszceyk disse:

    Oii, sou de Blumenau-SC e seu blog é totalmente viciante, muito gostoso de ler. Parabéns!

  26. rickmartins disse:

    Achei seu blog fuçando por ai e adorei! Vc escreve de um jeito muito leve! Já li quase tudo!

    Me identifiquei com vc, por que tb vim pra Dublin e de lá tb parti pra outra cidade – menor, claro. Estou morando em Sligo, na Irlanda mesmo…cidadezinha minuscula, mas muito charmosa.. A vida é diferente pra esses lados..

    Escrevo um blog tb pra não ficar maluco…já que terapeuta tá caro.

    Continue escrevendo ;D

    • brunahagemann disse:

      Haha nem fale, blog é auto-terapia e ainda vem de grátis vários “críticos”, num né? ;) Pois olha!
      Aff, me da uma raaaiva de não ter explorado a Irlanda como deveria, viu? Falando nisso, como é viver aí? Passa teu blog :)
      Bjs!

      • rickmartins disse:

        Tenho me apaixonado por Sligo TODOS os dias! Não sei se é porque eu vivi Dublin, a correria daquilo lá e do nada cai aqui, numa cidadezinha pacata..sei lá.. Eu sinto que aqui é mto mais intercambio do que era la, rs..

        http://livinlavidarick.wordpress.com/

        Bjo!!!! VOu acompanhar tdo, pq curti!

  27. Bruna Murmel disse:

    Oi Bruna (minha xará) to fazendo uma pesquisa pra faculdade sobre doces na Alemanha. Tenho que internacionalizar uma empresa, e escolhi como país, a Alemanha. Teria como tu responder umas perguntinhas para mim, através do link abaixo? Caso puder repassar essa pesquisa para mais além que conheça e que tenha morado na Alemanha, agradeceria
    https://docs.google.com/forms/d/1-D_nZDZ8K46ijjyTpqqSYieBOFPIqxH95c1ORncIRQU/viewform

  28. Thais disse:

    Ola Bruna! Tudo bem ? A Eve do rindo a toa comigo mesmo me indicou o seu blog porque acredito que estou em uma situacao semelhante a sua..Se voce nao se importar ,voce poderia me enviar o seu email ou alguma outra forma de comunicarmos,
    Eu atualmente moro na Irlanda e o meu partner è alemao.Estou pensando em ir para a Alemanha por um tempo.
    Agradeco a sua atencao!
    Obrigada

  29. Luana disse:

    Olá Bruna, tudo bem? li e gostei muito do seu blog. Pelo fato de você ter morado na Alemanha e agora estar na Inglaterra gostaria de ter uma opinião sua em modo geral sobre os dois países. Estou em uma dúvida cruel entre qual desses países escolher para fazer intercâmbio. Gostaria de saber qual o povo mais hospitaleiro, o custo de vida mais barato, melhores atendimentos (inclusive na saúde, nunca estamos livres de ficar doentes hehe). Enfim, se puder ajudar agradeço!
    Boa estadia na Inglaterra ;)

  30. Oi Bruna!
    Achei seu blog a partir de um blog de uma amiga minha… E adorei!
    Eu sou de Campo Alegre, mas fiz faculdade em Joinville (UDESC), e tb fui pra Dublin no segundo semestre de 2008! Depois disso, voltei pro Brasil, mas me arrumei um namorado austríaco. Entao vim pra Áustria em 2010, e cá estou!
    Me identifiquei mto com seu blog pq temos mto em comum! :D
    Tb tenho um blog, se tiver interesse passa lá:
    marisucodepipoca.blogspot.com
    Um beijo!

  31. Ingrid disse:

    Bruna! Eu simplesmente AMEI o seu blog e o seu jeito de escrever! Achei hilário, dei altas risadas enquanto fuçava, nunca vi ninguém escrever de um jeito tão engraçado! :D
    Virou um dos meus blogs vício que visito todo dia assim que ligo o computador!
    Beijão!

  32. Elen Mascarenhas disse:

    Bom dia Bruna, adorei seu blog, parabéns pelo mesmo.
    Vasculhando a net sobre Ausgburg (minha filha irá em janeiro/2014 fazer um curso no DID/ Ausgburg) encontrei seu blog… cheio de dicas ótimas!
    Gostaria de saber se vc já lidou com a ida a uma casa de cambio para troca dólar por euro? E se já aconteceu, pode me dizer se ha necessidade de maioridade para faze-lo?
    Minha filha tem 15 anos, e ano passado qdo teve que comprar um celular novo, pois o dela quebrou durante uma corrida/gincana… Foi necessário um instrutor do Goethe ir com ela para efetuar a compra.
    Obrigadão por todas as suas dicas.
    Abç
    Elen

    • brunahagemann disse:

      Olá Elen! Eu nunca troquei nenhuma moeda aqui na Alemanha (quando venho do BR), na minha primeira saída do Brasil eu troquei lá mesmo.
      Mas eu acredito que não precise ser maior, ou aliás, nem mostrar documento caso a quantida não for exorbitante. Pelo menos quando troquei euros por libras na Inglaterra não me pediram nada (ou tenho cara de maior mesmo rs). Boa sorte!

  33. Adorei seu blog, super bem escrito, leve e divertido. Espero que volte a escrever em breve. Vc deve ter observações interessantes sobre a maternidade, um beijão

  34. Rodrigo Pacheco disse:

    Bom dia Bruna,
    Você que vive na Alemanha há bastante tempo, é fácil para estudarmos nas Universidades Alemãs? O custo costuma ser baixo tb? Sou brasileiro, mas tenho cidadania portuguesa e estou querendo rumar praí em Jan/15.
    Obrigado e parabéns pelo site !!

    • brunahagemann disse:

      Olá Rodrigo, obrigada por sua visita!
      Olha, infelizmente não poderei te ajudar com a info pois eu não estudei em Universidade alemã e não faço idéia de como é o processo :(

  35. julianunes disse:

    Comemorando horrores o seu retorno à terra da batata!
    Feliz Natal e ano-novo pra você, pro Herr e pro Calvin (que, de fato, é tão gostoso que dá vontade de morder).

  36. Dulce disse:

    Olá Bruna adorei blog. O seu bom humor é mto contagiante!
    Sou artista plastica e agora uma viajante! Desde o ano passado tenho pintado os lugares por onde passo, e escrevo as aventuras e impressões sobre outras culturas além das exposições , oficinas, palestras e cursos.
    Visite o meu blog, e se quiser indicar em sua página seria o máximo, eu adoraria indicar o seu tb!
    Muito obrigada
    Um beijinho
    Dulce

    Blog
    http://www.atelierdassuncao.com

  37. Dulce disse:

    Adorei seu blog! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s