O banheiro britânico e os anos

Toilet1
Quando procurávamos lugar para morar aqui na Inglaterra, nos deparamos com uma casa fofíssima numa cidade maior aqui perto. Casa pequena de dois andares, três quartos pequenos, salinha, cozinhazinha, quintalzinho, tudo compacto e perfeito para duas pessoas. O único problema daquela casa era o único banheiro, que ficava no térreo. Nos fundos. Atrás da cozinha. Ew.

Imagina alguém fritando pastel, você sai fresquinha do banho e é obrigada a passar pela cozinha? Ou você está fazendo um bolo delicioso no forno e alguém com piriri vai no banheiro? Ew 2.

Por alguma razão, eu não assisto muita TV por aqui. Acho que a primeira semana que estávamos sem TV e internet aqui me deixou desacostumada com TV. O único programa que assisto sem falta (e só aos fins de semana) chama-se Homes under the Hammer. É sobre o mercado imobiliário de UK. Os apresentadores acompanham leilões de propriedades, seus compradores, suas reformas e entrevistam agentes imobiliários para darem seus palpites de preço do imóvel caso o comprador decida alugar ou vender depois da reforma. Incrível como reformar uma casa inteira, incluindo destruindo paredes e renovando a cozinha toda (com eletrodomésticos) pode ser tão barato por aqui.

E que vira-e-mexe tem casas neste programa que também têm banheiros no térreo, ao lado da cozinha. Quem compra propriedades assim, sempre destrói o banheiro (extendendo a cozinha) e leva o banheiro pro primeiro andar. Ou também tem casos de banheiro no primeiro andar e outro no térreo, ao lado da cozinha. Ou seja, pelo estado das casas mostradas no programa, banheiro no térreo atrás da cozinha é algo muito velho. Porquê?

Lá nos anos 1890, as casas da crasse trabalhadora só tinha permissão para ter WCs (só o vaso sanitário) externos. Quem era mais phyno podia ter um WC no primeiro andar e outro externo (pros empregados). Depois de 1900, WCs podiam ser construídos juntos à casa, mas com entrada por fora. Aí você pergunta: tá, e o chuveiro? – Que chuveiro em 1890, risos? Uma pia ou uma pequena banheira no quarto resolvia a higiene corporal.

Não muito tempo depois veio a revolucionária idéia de colocar a banheira e pia num quartinho só pra ela (tanto no térreo quando no primeiro andar), ao lado do quartinho do WC. Porque naquela época ninguém lavava as mãos depois de fazer caquinha. Aí descobriram que colocar o WC/banheira/pia no mesmo quartinho daria uma economia supimpa!

E para facilitar a vida de todos, os banheiros (completos) no térreo ganharam uma porta de acesso direto pra dentro de casa. De cara pra cozinha. Lá pros meados de 1900, alguma alma realizou que é muito ewww ter a cozinha ao lado do banheiro e criou-se uma lei que a partir de então, quem constrói casa deve colocar duas portas entre a cozinha e o banheiro (tipo um corredor dividindo por exemplo). Quem foi esperto, levou o banheiro inteiro pro primeiro andar. E quem foi esperto mas tinha dinheiro, fez um extra WC no térreo, longe da cozinha. As casas construídas antes da lei (e que não sofreram reformas) continuam com o banheiro ali.

Mesmo nos dias de hoje, ainda é comum ver casas construídas de 1960 pra cá com um quarto de banho (bathroom) e um só de WC. Principalmente em casas com mais de 3 quartos, pois dizem que é prático quando se tem mais de 3 pessoas morando na mesma casa com um só banheiro (o que é muito comum inclusive). Evitar filas na correria da manhã e tal.

Terminando de ler este post lembrei que minha avó paterna morava num casarão que tinha um banheiro na cozinha (casa provavelmente construída por alemães, veja bem). Nem lembro de achar estranho. Mas agora eu acho, pra caramba O.o

E você, já viu uma casa com banheiro ao lado da cozinha?

Esse post foi publicado em Coisas da Inglaterra. Bookmark o link permanente.

28 respostas para O banheiro britânico e os anos

  1. Gui disse:

    Haha ja ja voce se pega assistindo Cash In The Attic e Antiques Roadshow e ve que envelheceu 30 anos em 30 minutos!
    Casa com banheiro no terreo desvaloriza absurdamente, assim como casa sem banheira (aprendi com o mestre Phil Spencer que vc ja deve conhecer).
    Voce esqueceu de comentar que alem de mtas vezes ser separado a privada do chuveiro/banheira o chao e’ carpete! Ai brasileiro pira! Pira na higiene!

    Abs, Gui

    • brunahagemann disse:

      ARGH não me fale dos banheiro com carpete (geralmente azul marinho)… mas nem se os moradores masculinos tiverem “boa mira” hahahaha ew! Vou procurar esses outros programas, obrigada! :)

  2. Jux disse:

    isso me fez lembrar um causo sabido ocorrido na Ilha de Caras da Kartofellandia.
    casal de idade-desconhecida e por razoes-ocultas nao conseguia usar o mesmo banheiro. contratou engenheiro-pedreiro-watever pra instalar uma privada-bacio-vaso na cozinha. isso mesmo q vc leu: uma P R I V A D A na C O Z I N H A. nao, nao estamos falando de uma portinha do lado da cozinha, estamos falando de um vaso do ladinho da geladeira.
    EWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
    vou ali dar uma vomitadinha basica e já volto
    EWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW

  3. Karine Porto disse:

    Nossa!!! Juro que tinha essa curiosodade sobre banheiros na cozinha!
    Já tinha visto uma casa desse tipo num programa de TV, provavelmente com o Phill Spencer! Mas vamo combinar, né? Não dá!!!! Achava que era pura falta de espaço e que esse tipo de localização de banheiro era um improviso!! Muito legal seu post. Adoro essas curiosidades!! :)

    • brunahagemann disse:

      E olha, eu preferiria o banheiro fora da casa do que com a porta na cozinha, né? Ainda bem que a era do “jogar as excreções do penico pela janela” já passou e nascemos nesta hahaha

  4. Luana Bacci disse:

    Banheiro ao lado da cozinha… CREDO!!!
    Nunca vi isso por aqui, nao… Mas o meu apartamento tem um WC separados da “casa de banho”. Voce vai la fazer um pipi (ou “pior”), se limpa, pega na macaneta da porta com a mao sujinha, vai ateeeeee a “casa de banho” pra so la lavar a mao. Eike estupido! Eike nojento!

    • Gui disse:

      Sugiro usar papel higienico pra se limpar. Evita toda essa sujacao na macaneta a que voce se refere heheh

      • brunahagemann disse:

        hahaha
        o meu banheiro é desse tipo que a Luana disse. Tenho lá um álcool gel pra limpeza das mãos depois do ‘serviço’. Mas assim… não é só com micróbrios que a gente suja né? E quando acontece acidentezinhos que o álcool gel não resolve? #reflyta ~risos~

      • Luana Bacci disse:

        Como que voce acha que o povo em casa de limpa? o.0

        Tambem tenho alcool gel no WC… Mas, como a Bruna mesmo disse, nao eh sempre que resolve…

  5. Cintia Amaral disse:

    Haha! Mt engraçado e informativo o seu post, Bruninha!
    Na casa onde eu morei em Londres, o banheiro do terreo era super mal posicionado e eu nunca na verdade me perguntei o pq. Ele tinha duas portas: uma dava pro mini quintal e a outra dava pra cozinha! Péssima ideia ao td já q entrava mó ventinho frio pela porta q dava pra fora e era super incoveniente sair do banho e passar por quem tava cozinhando, como vc bem disse.

  6. Diná disse:

    Bruna…vc sempre “escrevinhando” sobre coisas incríveis!!!
    Lembrei de uma reportagem que assisti ontem, sobre alternativas inteligentes:- uma pequena pia instalada sobre a caixa de descarga do vaso sanitário. (Aquelas caixas instaladas diretamente sobre o vaso, que ficam nas nossas costas enquanto realizamos o “trabalho” ….rsrsr). Assim a água utilizada para lavar nossas mãos, cai direto na caixa, e será usada na próxima vez que a descarga será acionada. Simples e funcional, pois não? rsrsrsrsr

  7. Eh MUITO ewwww!
    Nunca vi, nem quero ver!
    Beijos e boa sexta.

  8. a primeira vez que fui a viena fiquei de couch surfing num apartamento mó legal. o ap era grande, super bem localizado, e todo trabalhado no jugendstil. mas tinha um porém: a ducha era DENTRO da cozinha… e eu näo tô falando de um comodozinho separado cuja porta abra pra cozinha. eu tô falando de terminar de tomar banho, abrir o box do chuveiro e pisar na cozinha. o.O jamais esquecerei.

  9. Liana disse:

    Menina! Esse povo Europeu não entende de banheiro não… Na Holanda eu fui ver um ap pra alugar que era como o que a Ana falou: box na cozinha. Esse mesmo ap tinha o wc no fim do corredor (ao lado do quarto) e a pia era lá dentro do quarto… ou seja, as visitas teriam q sair com as maos pro alto, entrar no (meu) quarto e ir la dentro lavar a mão! Já esse ap que eu fiquei recentemente em Lisboa tinha o banheiro ao lado da cozinha tambem, uma pequena area de serviço entre eles. Como ficamos pouco tempo e estavamos de ferias não me incomodou não, mas não ia querer morar numa casa assim…

  10. Romina Horita disse:

    Eu assisto sempre esse programa… sempre que dá rs… e já vi umas pessoas fazendo milagres com as casinhas meio capengas que elas adquirem nesses leilões. Mas é super legal mesmo. NUnca vi nenhuma casa com banheiro nos fundos. Já no Japão, morei numa casa que o banheiro era de frente para a cozinha… foi bem complicado pq era um frio qdo nevava rs, mas confesso que é bem estranho, nojento rs.

    Kisu!

  11. eu adoro esse programa homes under the hammer. muito bom as transformacoes nas casas, e ver que tem gente que faz super bom negocio com isso.

  12. Gi disse:

    Banheiros e cozinhas ficavam próximos , na maioria das casas antigas ou muuuuuuito antigas, unicamente pela facilidade e economia de tubulações e da água aquecida. Nos sistemas antigos a agua aquecida usada nos banheiros chegava através de uma serpentina que passava pelos fogões à carvão. :)
    Hoje é só por falta de bom senso mesmo.
    Beijos

  13. Fernanda Cruz disse:

    Na casa da minha avó portuguesa também era assim… Morei numa casa em Oxford que tinha apenas o vaso sanitário exatamente como descrito, uma portinha em frente a porta da cozinha. Adorei ter entendido o pq dela! Obrigada!

  14. Maíra Pinto. disse:

    Rindo muito e assustada…

  15. Lucia disse:

    pois é estou nessa situação………..não tenho espaço, moro em um sobrado e tenho que fazer um banheiro entre a cozinha e a sala ……………ou ficarei sem banheiro na parte de baixo do sobrado…….

Deixe um comentário

