ZzZzzZzZzROINC

Bruna, Bruna, você morreu?

Não, tô hibernando. Foi malz aê.

Só para atualizar: classe média no exterior também sofre :P

E aí que no momento estou housewife não porque quero mas também não reclamo. Estou passando pelo processo de renovação de visto britânico, e só quem é cônjuge de europeu vivendo em UK sabe o teste de paciência é. Vou dar uma esclarecida: Antes de me mudar pra Inglaterra, tive que pedir um visto fora do Reino Unido (chamado EEA Family Permit). Foi tranquilo e este visto tem a duração de 6 meses (ou sejE, é válido até janeiro). Durante estes 6 meses, eu devo aplicar para o próximo visto (Residence Card) aqui em terras britânicas.  E fi-lo porque sou obrigada-lo há uma semana, dia 24.09.

Aí que além de enviar documentos originais, um formulário gigante, meu passaporte e passaporte do Herr, terei que esperar +- de 2 a 6 meses por um resultado (e 1 ou 2 meses por uma carta dizendo que o processo tá rolando). Se eu mandei algo errado ou algo faltando, o Home Office devolverá e terei que aplicar novamente. Isso significa quase dobrar o tempo de espera. E digo novamente: meu passaporte foi enviado. Ou sejE, não sou ninguém mimimi

Eu quero fazer carteira de habilitação aqui (minha brasileira não é internacional e já venceu :P), pelo que vi é simples pra quem já sabe dirigir. Só umas aulinhas práticas pra pegar o jeito de dirigir à direita do carro + provinha teórica e tchã. Quando estiver perto de fazer a minha, contarei procês. Mas adivinha só? Pra pedir a carteira de habilitação provisória tem que mandar o passaporte também pelo correio! Oh que puxa! Quando, minha gente? Quando?

Eu não sei, mas não confio muito em serviço de correio. Inclusive o alemão, que é eficientíssimo eu fico com um pé atrás. Até não inventarem uma modalidade de envio que vai junto uma câmera escondida e rastreamento via Google Maps, eu não relaxo.

E pra procurar emprego? “Oi, eu sou a Bruna mas estou sem meu passaporte. Aceita este xerox colorido…? Não, isso não é montagem. A minha foto do passaporte é muito mais feia que a do visto mesmo.”

Enquanto isso vou me especializando nos assuntos do lar. Tenho muito menos medo de cozinhar aqui do que na Alemanha, tô aprendendo a mexer no aquecedor central da casa (uma marofa de gás que dá até medo de dar um barato), estou em busca do produto perfeito para tirar manchas de carpet (a casa toda é de carpet claro ¬¬), compreendendo o recolhimento de lixo pois nem tudo que é reciclável eles reciclam aqui (?), pendurar as roupas nas portas e corrimão da escada enquanto não pára de chover etc.

Tão tá!

Bjs abç vlw flw

Esse post foi publicado em Coisas da Inglaterra. Bookmark o link permanente.

24 respostas para ZzZzzZzZzROINC

  1. bru, relaxa, o passaporte e o visto do daniel chegaram exatamente depois de 1 semana que a gente mandou!! ele fez o mesmo processo que vc vc fez!!! entao mantenha a esperanca!! hehe beijao Thai

    • brunahagemann disse:

      Que bruxaria foi essa, Thaiana??
      Eu não conheço (cia) ninguém, absolutamente ninguém que eu conheça tenha conseguido antes de 3 meses!
      Ele aplicou há um tempinho, não?

      • sim sim isso ja faz 3 anos e meio… mas mesmo assim… quem sabe seja pq ele eh americano? hehe o home office nao gosta muito dos brazuca! mas tomara que o seu chegue rapidinho tbm!

      • sim sim isso ja faz 3 anos e meio… mas mesmo assim… quem sabe seja pq ele eh americano? hehe o home office nao gosta muito dos brazuca! mas tomara que o seu chegue rapidinho tbm!
        ah e a minha flatmate que eh brasileira levou 1 mes e 1 semana… isso foi ano passado!

  2. Antonia disse:

    Oi Bruna pra limpar o carpete pode tentar o bom e velho vinagre branco, aquece mistura na aqua quente e limpa o carpete com ele normalmente fica super bom e macio,ah e quanto mais ordinario o vinagre melhor o resultado, um beijo Antonia.

    • brunahagemann disse:

      Na Alemanha tinha produto de limpeza de vinagre mesmo (tinha até com cheirinhos rs), e aqui vi uma vez em algum lugar e esqueci onde :-( Vinho pra limpar o carpet deve ser ótimo pra lambanças locais, mas será que dá pro carpet todo? Ele vai mudando de tom devido ao uso de meias pretas do Herr hahaha

  3. Regina disse:

    Bruna, vc tem que aplicar pra visto britânico mesmo vc sendo casada com um europeu? Imagino que pelo casamento vc tenha cidadania alemã ou passaporte alemão? Se tiver, acho que ele vale em todos os outros países da Europa, então vc tem passe-livre pra morar em qualquer outro país daí, não? Será que tô errada?
    Ui!
    Bjs e boa sorte!

    • brunahagemann disse:

      Você está certa, tendo cidadania européia se tem passe-livre para em países europeu.
      Mas eu não tenho ainda! Não é só casar e pronto, tem que esperar uns anos ;-)

  4. Liza disse:

    Sem querer jogar um balde de agua fria nas suas esperancas meu EEA demorou 1 ano e 8 meses para chegar. Mas como vc disse lá em cima eles nao mandam de volta odos os documentos nao, so pedem complentos. Meu passaporte venceu la e eles mandaram de volta pra eu renovar e tudo. Foi perrengue mas eu ja estava empregada. O passaporte pra aplicacao da provisional license volta em 1 semana. Tu tinha que ter tirado antes :(

    Oh boa sorte ai, viu?! Eu apliquei em 2007 quem sabe agora o HO ta mais rapidinho.

    Beijinhos

    • brunahagemann disse:

      Ai Liza, vira essa boca pra lá :P
      Quando você tirou o seu?
      Cê leu o comentário da Thai ali em cima? Ela é half-italian, o marido é americano. Ele conseguiu em uma semana (??) há 3 anos e a flatmate dela em um mês, ano passado.

      Isso eu acho estranhíssimo, ou o processo é rápido pra caramba ou demora horrores. Espero que depois das Olimpíadas não tenha piorado a “fila” do HO :-/

      Sobre a driving license, minha amiga que tá fazendo neste momento (alemã) esperou 3 semanas pra ID dela voltar! Deve ser lentidões da roça aqui hahah

      • Liza disse:

        Então eu apliquei em 2007 e só recebi em 2009. Meu bofe da época era espanhol e eu brasileiríssima.

        Com relação a driving license eu já escaldada de não ter passaporte por muito tempo fiz o seguinte: botei dentro do envelope que mandei meus documentos um daqueles envelopes de plástico (special delivery) já preenchido con meu endereço pra eles devolverem seu passaporte. Pergunta pro carinha no correio q ele te dá um help.

        Mas ó aqui tem mais historias de agilidade do que demora. Vai chegar rapidinho tu vai ver.

        Boa sorteeee xx

  5. ernani disse:

    Ok, agora entendi seu desespero pra receber logo o diabo do passaporte. Vou torcer (é tudo que posso fazer).
    bj

  6. Bru, com calma tudo se ajeita, enquanto isso é ocupar a mente…

  7. Milena Melo disse:

    bruna mesmo com um assunto sério não deixo de me divertir com você :)
    adoro seus posts!
    parabéns pelo suuuper bom humor!

    Beijos e boa sorte!

  8. Mari disse:

    Também não confio em correios, de lugar nenhum do mundo. Quando morava em Dublin mandei uma caixa pro Brasil que se perdeu aí pela Inglaterra, mas pelo menos chegou. Levou 2 meses, mas chegou.
    Boa sorte com o visto!

    • brunahagemann disse:

      Na Alemanha tive problemas em receber coisas do Brasil (gifts) e abrirem a caixa. Já fui taxada por presentes-surpresas (que eu não sabia que estavam na caixa) e etc… êta mal-olhado!!

  9. Boa sorte! essas burocracias nos matam mesmo no cansaço, mas é o jeito, fazer o quê? Enquanto isso vc passeia bastante em supermercados e outras atrações e nos conta tudinho de como anda a vida do outro lado do canal da Mancha! :)

  10. Hilda disse:

    Tenho amigas que tem o mesmo visto (que na verdade eh uma permissao) e foi super rapido. Veja pelo lado bom – eh infinitamente mais barato (custo quase zero) do que se voce fosse esposa de britanico, aqui eles dificultam a vida dos britanicos e facilitam a dos europeus. Parece gozacao, mas eh verdade. rs

    • brunahagemann disse:

      Sim, tô sabendo que visto pra conjuge de europeu é mais “facil” que pra conjuge de britanico para morar rm UK… palhaçada né? hehe
      Por favor, defina “super rápido”!
      Conheço gente que levou dois meses (pra receber uma carta do HO) e gente que tá esperando há mais de 1 ano. ODEEEEEEEIO ficar sem documento. ODEIO :-(

  11. Fernanda disse:

    ….não há conheço, mas estou me divertindo e matando saudades da inglaterra….vc narra muito bem…. :)

Deixe um comentário

