Afirmando com não

Tenho percebido certo comportamento dos alemães de afirmar com negação. Já viu disso? Alguém já percebeu?

Ou devo ser ‘abençoada’ de conhecer os poucos que assim fazem? Já vi a sogra1, o Herr e poucos amigos querendo confirmar algo que eu disse com um “não” (!).

Pensando ser um deslize da língua a qual aprendo, ou um descuido de atenção meu, sempre me irritei levemente mas né, xá quieto. Certo dia alertei Herr, porque é o tipo de situação que pode desencadear uma discussão gratuita. Então.

Estou trabalhando com uma menina de 4 anos (que chamarei de A.), alemã, que está aprendendo inglês. Do tipo I want no para I don’t want, o que é aceitável quando se entende a língua alemã e traduzindo ao pé-da-letra. Isso requer muita paciência e repetições, coisas pré-requisito pra quem pretende morar na Alemanha :P

Lá vai, brincando de Playmobil mode on:

Eu: Esta é a vovó. Ela mora no castelo.

A: Não. Ela mora no castelo.

(…)

Eu: A família vai visitar a vovó. O que você acha da família dormir na casa da vovó?

A: Não. A família vai dormir na casa da vovó.

Ou ela faz parte do grupo de realmente responde com não, ou ela tá dando um jeitinho de roubar minhas idéias.

Esse post foi publicado em Brunices, Coisas da Alemanha. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Afirmando com não

  1. karine smith disse:

    Eu ficaria completamente enrolada…aff

  2. Laura Marangoni disse:

    No português tem o caso do “pois não” que significa “sim” e o “pois sim” que significa.. “não”. kkkk.. Mas achei um “não” jogado bruscamente assim meio de lascar mesmo. Se fosse eu, rodava a baiana.

  3. Liza disse:

    Jezzz ja li duas vezes e ainda nao entendi. Imagina em alemao?!?!

  4. Ivana Ebel disse:

    Ai, Bruna! Ainda bem que ainda não achei nenhum desses no caminho! Entender essa língua já é dureza… mas dizer não pra sim? Brincou!

  5. Coca. disse:

    Credo, agora então sei porque todas as frases afirmativas ou NÃO, começam com NÃO para o Sr. Igor….., entendi.

  6. Gisley Scott disse:

    Hahaha! amo as figuras que tu coloca por aqui, hilárias! Mas ei, eu acho que nós brasileiros fazemos isso tb em português, mas não da maneira como os alemães fazem.

    Por exemplo: a gente diz: vc não concorda, fulana? A gente diz : sim. Não concordo! kkkkkkkkk… Eu já ouvi coisas assim pelo BR :) – Agora no inglês vc não apenas diz sim ou não, mas ainda tem que usar o verbo modal né? Uma coisa :o)!

    Bjs

  7. Camila disse:

    O nao que vc diz é doch? Doch é a negação do não, mas tb vale como um reforço “Das weiß ich doch!”… (Ou, hipótese mais plausível, a pirralha nao tem a menor ideia do que está falando.) :-D

  8. Engraçado, isso eu nunca ouvi. Mas o nä (como resposta negativa mesmo) eu peguei a mania de dizer, e o Jan diz que é feio! hahahaha
    nä nä nä…. :P

  9. Karen disse:

    Também nunca reparei não. Vou prestar atenção a partir de agora :-)

  10. Flávia Gutierrez disse:

    comecei a ler os comentários e já me preparava para dizer: mas isso acotnece também em português!!! ‘vc acha esse teclado bom?’ – ahn.. deixe-me ver.. não!!! são ótimos!!! hahahahaha coisas da oralidade.. perguntei isso para o meu professor de alemão e ele disse q não é mto comum, mas acontece..

  11. Miss Cherry disse:

    ahahhahaha pode rir e achar que voce tá ferrada?

  12. Anna disse:

    nossa, isso de afirmar negando demorou para eu entender! É o jeito deles de confirmar… estranho neh?

  13. e eu pensando que era algo tipico de adultos que nao escutam o comeco da frase, pegam o bonde andando e respondem achando que estao te fazendo um favor =P nao sabia que isso era de berço

Deixe um comentário

