Coisas que funcionam

Então o povo alemão desenvolve muita curiosidade do povo de fora. Como são os batatas? Se são ranzinzas, mau-humorados, grossos, estúpidos… na minha opinião, alemão é um ser toscamente doce. Super me sinto à vontade, sabe?

Alemão é um povo que luta pelos seus direitos, pois sabe que haverá retorno. Pois acima dele, tem outro alemão fêladamãe que também sabe que se um dia protestar, percisará de resultado. Então, simples assim: as coisas se resolvem. Por isso a fama de ser chato e insistente. E super vale a pena esse way of life.

Exemplo 1: festa no vizinho na madruga. Barulho incomodando. A ordem da novela é essa: 1) bate na porta do vizinho, avisa que o som está muito alto. 2) bate na porta novamente e diz que se não abaixarem o som, a polícia será chamada. 3) a polícia vem, dá uma advertência escrita e manda abaixarem o som. 4) a polícia retorna, entra na festenha, pega o que estiver fazendo barulho (caixa de som, rádio, instrumentos musicais) e leva embora. Simples assim!

Exemplo 2: Diferente do Brasil e Irlanda, as residências aqui constam na campainha não números de apartamento, mas o nome dos moradores. Se você mora num prédio, na portaria (sem porteiro, rá) terá uma coleção de campainhas nomeadas. Você buzina no Silva, no Pereira, no Barbosa… enfim. Tivemos o ‘azar’ de morar num prédio com dois Behnkes. Uma buzina era Behnke e Hagemann e a outra buzina era Behnke e X. Até que isso não é um problema. O problema são as caixas do correio que também são nomeadas ao invés de numeradas. Vem o carteiro todo serelepe, vê Behnke no telegrama e joga no primeiro Behnke que vê. Colega, se você pega seus telegramas, vê seu sobrenome, você abre. Então você sentiu o nível da cagada que às vezes acontecia né? Colocamos um adesivo tamanho família nas duas caixas de correio com o primeiro nome dos dois bofes, para ver se o carteiro se ligava quem era quem. O que aconteceu? Nada. Continuamos tendo correspondências trocadas. O Solução: enviar um e-mail para os correios dizendo que o carteiro responsável por esta área estava cometendo certo erro. O que foi feito: trocaram de carteiro! Simples assim! (2)

Okay, agora a última:

Quando estivemos na Tunísia, eu sisqueci de pagar uma conta aaaaaah que burra dá zero pra ela! do meu celular. O valor seria 25 euros. Voltamos de viagem e já estava ali, linda e leve, a correspondência avisando o que eu já sabia – que a conta que não foi paga. E sabe quanto de multa? É, multinha por não ter pago um mêszinho? 19 eurinhos! Fezmerircomforça. Preparei, apontei e lancei o marido ao telefone para reclamar (raro momento positivo em não falar a língua no nível reclamento). A parte de cobrança da empresa (terceirizada) insistiu que é assim e ponto, afinal é o serviço deles. Tão tá né?

Demos um alô pro tio Google que nos disse que isso é ilegal e algumas pessoas já entraram na justiça pra não ter que pagar esta bagatela linda de 19 euros por uma continha de 25 euros não paga – e ganham, pois tá na lei. ‘Mandamos’ um e-mail compriiiiiido (que claro que não li, rá) primeiramente metendo-lhe o pau na empresa de cobrança e na própria telefonia celular e também citando as tais leis e os direitos ao meu favor bla bla bla. Olha, eu não sei o que estava escrito realmente no e-mail que o Herr mandou por mim, mas deve ter sido algo bem… alemão.

Três dias se passaram e recebo a resposta, que também veio num e-mail gigantesco. Resultado resumido: “Mil desculpas pelo transtorno, depositaremos o dobro da quantia que foi cobrada (38 euros)”. Fikadika pra tirar dinheiro extra da o2, CAN’T DO :P

Tem como não amar o país o Herr?

Esse post foi publicado em Coisas da Alemanha. Bookmark o link permanente.

15 respostas para Coisas que funcionam

  1. Ingrid Souza disse:

    Acho que os gringos de um modo geral dispertam a curiosidade alheia, as perguntas mais frequentes pra mim é sobre a higiene “Eles tomam banho? Escovam os dentes? Limpam a casa?” hahaha

    Eu ADOOOOOORO serviço de atendimento ao consumidor, no Brasil quando tava atacada ligava pra reclamar até o elma chips todo quebrado, ganhei desde cesta com vários produtos de uma marca até 6 meses de internet gratis HAHAHHA, já aqui na Holanda, SAC é um desafio pra qualquer mortal, acho que até o Dalai Lama iria surtar com eles, TRISTE!

    Fora o SAC eu nunca tentei outras coisas como chamar a PULISSA pro vizinho e afins, mas creio que também role uma certa praticidade, aqui tb tem nome na campainha, na caixa do correio e em algumas casas tem até plaquinhas como o nome da mãe, pai, filhos e até do cachorro como eu já via aqui na vila, acho fofo hahahha.

    beijocas

  2. Ingrid disse:

    Alemaes sao ótimos pra reclamar de servicos e e encher saco de vizinhos mas tem algumas coisas que eles ficam quietinhos e nao fazem nada, como por exemplo sobre a idade pra se aposentar, que a cada ano fica maior. Já vi manifestacoes em diferentes países por causa disso, a última delas foi na Franca se nao me engano, mas aqui todos aceitam mesmo que em breve tenham que trabalhar até o 80 anos rsrs

  3. Mel disse:

    Bom eu liguei ontem na Deutsche Bahn para reclamar da cobranca de 97 euros por um Bahn Card que eu cancelei e a vadia da atendente desligou na minha cara. o_O

    Mas eu tb recebi ja uma conta atrasada da compania de internet e paguei atrasado sem o valor da multa e nunca combraram o valor da multa. É na cara de pau mesmo, hahaha.

    Agora eu quero só ver o que a DB vai fazer, porque desligar na cara é demais….

  4. Olga disse:

    Bru,
    talvez em um bar, sentada contigo tomando uma cerveja minha pergunta seria exatamente sobre o mau humor deles… vc é supreendeu e adoreeeei a eficiencia rsrsrs :) outro dia fiquei TRES horas para resolver uma contrataçao da Oi para minha casa. OU SEJAAAA eu queria o serviço e nao registraram direito, fiquei tres horas para resolver e quer saber???????? PASMEE kkkkkk erraram DE NOVO…. eu desisti :O

    Acho que vou me mudar para Alemanha rsrsrs naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao, ai o que pega é o frio srsrs

    bjoooooooooooooooooooos linda adoro suas histórias e a forma fantástica q as conta.

  5. Olga disse:

    quero receber por email :) ja anotei ali abaixo rsrsrs

  6. Mas vem cá…. não dá pra colocar nome E numero de apartamento não? ;)
    Beijos

    • brunahagemann disse:

      Peór que nâo, Ni…
      na verdade tem sim, na teoria, e nas vagas de garagem. Mas quem vai saber que a tal vaga de garagem pertence a qual apto? Descobri isso quando fui bloquear a máquina de lavar comunitária e tem gente que reserva pelo numero do apartamento (?). Se a pessoa esquecer das roupas lá, ninguém vai saber onde buzinar. Não há números nas portas, apenas nomes nas campainhas. Não entendo.

  7. Eve disse:

    Estava falando sobre isso ontem. Já tentou devolver algo, sei lá, que comprou e nao gostou, que estava com defeito? Facin, facin.
    Me gusta! ;)

    Bjs!

    p.s. o mal de Flohmarkt aqui é que tem que procurar um decente, a maioria é “ponto turístico”. rsrs Mas, valeu a dica.

  8. Becca disse:

    Não sei como é no teu prédio, mas na minha cidade, tanto na campainha quanto nas caixas de correio os nomes são colocados de acordo com a localização do morador no prédio… Ou seja, a ordem das plaquinhas (segundo à direita, de cima pra baixo) diz onde o meliante se encontra hehehe

  9. Becca disse:

    Vai que se vc der uma olhada no painel do interfone, no teu prédio é o mesmo hehe

  10. Querida Bruna.. adorei seus escritos e ri muito… mas verdade seja dito,
    faz isso aqui no Brasil ehehehe… Brasileiro so sabe reclamar, manifestar que é bom, sai correndo… so por paradas gays, ou legalização da maconha, ou algum evento de religiosos fanáticos…e depois querem justiça.
    Um dia vou moirar na Alemanha ainda!
    beijos

  11. Ernani disse:

    O final foi o melhor. A única coisa a fazer é gastar os 38 em cerveja pra comemorar a vitória! E viva asalemanha!!!

  12. Pingback: Coisas que funcionam II « Brunalemanha

Deixe um comentário

