Altes Land

Altesland ou Altes Land é uma região longe pra %#$@ distante do centro de Hamburgo, entre as áreas de Buxtehude, Jork e Stade.

Estivemos lá domingo. Plano que foi cancelado e refeito, pois sábado a noite trovejou e choveu tanto que daria inveja a Joinville. Pois o domingo foi lindo de sol, claro, até botarmos o pé pra fora de casa. Logo, dia cinza = fotos ruins.

Pois bem, Altes Land é a terra da plantação de frutas. Com cidadezinhas lindas em volta, e muita barraquinha vendendo as delícias no caminho.

Diz a lenda que é a maior área de produção de frutas da Europa Central (mais de 143 km2) mas sei lá né, alemão é meio megalomaníaco, ou quer apenas ser. Diz outra lenda também que a cada 3 maçãs vendidas na Alemanha, uma é de Altes Land.

Me lembrou uma Pirabeiraba (essa comparação é pro povo de Joinville. Tô joinvilover hoje) de grande extensão. Aquelas casinhas fofas com as Omas na varanda esperando alguém adentrar em seu quintal perguntando se vende kochkäse :-P Em Altes Land você encontra mel, amora silvestre, amora vermelha, abóbora, uva, figo, maçã, pêra.

Só Cocker Spaniel não pode fazer caca :P

Esta casa acima é o cartório local. Estava acontecendo alguma votação no momento. A vila é tão pequena que naquele banquinho branco ali…

Fica registrado o nome da turma que casa no cartório!

E aí bateu uma fome desgraçada e os olhos do Herr brilharam quando viu isso:

Mais de 100 tipos de Schnitzel

Mas o lugar estava fechado :~

Então encontramos outro restaurante bem bacaninha.

Abrimos o cardápio, escolhemos, esperamos o garçon. Comecei a fazer o pedido e ele me solta “Só temos um prato no momento. E é Rouladen” Sem insistências, caro garçom. Mostre quem manda aqui.

NHAM!

Apfelschorle, uma bebida bem típica daqui: suco de maçã com água com gás. E geralmente tem cor de xixi. Mas esseaê meu povo, é de maçã de verdade, local, e não suco concentrado. Nham!

Ao acabar la refeiçón, começa a chover. Pensa nos velhotes tadinhos, apreciando um cafézinho e uma tortinha de maçã ali fora no restaurante. Córe, córe senón vai molhar tuto!!

Infelizmente por causa do tempo não podemor ir adiante com o passeio. Queríamos entrar numa plantação e colher maçãs :-)

Para quem curte passeio de bicicleta, também é possível!

No caminho eu vi um ônibus em direção ao Bahnhof de Altona. As linhas que chegam até +- o começo da estrada (parada Schöpfwerk) são 2030, 2704 e 1708. Outra maneira é pegar a balsa que atravessa o Elbe (de Blankenese até Cranz). E dá pra fazer isso (bus e balsa) com a bicicleta.

Na volta compramos maçã (claro), pêra e amoras selvagens :-)

Mais informações: http://www.tourismus-altesland.de/

Uma coisa que você deve sempre lembrar
Quando estás fraco, coma maçã
Maçã é o melhor alimento
Pra casa, pra viagem,
Para os velhos, para os novos
Para o verão, para o inverno
Para manhã, para a noite,
Comer maçã é sempre refrescante

Maçãs fazem bem para a cabeça 
Tras fósforo para seu cérebro
Maçãs dão força e coragem
E renova seu sangue

Então amigo, eu te digo
coma fresca, cozida ou frita
diariamente de cinco a dez (poaham)
Não te engordarás, mas te deixarás mais jovem e mais belo
Deixa seus nervos mais elásticos
Cara, sua felicidade está na maçã

(Tabajara Translêitor)

Esse post foi publicado em Dicas de Hamburg. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Altes Land

  1. Nicole. disse:

    Ha, a-do-ro poeminhas divertidos e nonsense alemães!
    Já até copiei e enviei para meu amigo ;)
    Quem quiser copiar a versão original (deve ter na internet, mas eu sou meio masoquista, sacomé):

    Iss Äpfel

    Eines musst du stets dir merken,
    wenn du schawach bist: Äpfel stärken!
    Äpfel sind die beste Speise
    für zu Hause, für die Reise,
    für die Alten, für die Kinder,
    für den Sommer, für den Winter,
    für den Morgen, für den Abend
    Apfel essen ist stets labend.

    Äpfel glätten deine Stirn,
    bringen Phosphor ins Gehirn,
    Äpfel geben Kraft und Mut
    Und erneuen dir dein Blut.

    Darum Freund, so lass dir sagen,
    esse frisch, gekocht, gebraten
    täglich ihrer fünf bis zehn
    wirst nich dick, doch jung und schön
    und kriegst Nerven wie ein Strick –
    Mensch, im Apfel liegt dein Glück.

    Flor, you rock! Não nos abandone por mutcho tempo que a gente não aguenta =(.
    Sabe uma ideia de post (saca só a interesseira)? Quando eu fui praí tinha uns legumes, folhas, verduras, enfim, que eu nunca tinha visto mais feias. Tem um nabo com uma casca toda feiosa e rugosa, uma alface-repolho que parece radioativa, e o Kohlrabi, não esqueçamos do Kohlrabi! Esse até que eu arrisquei. Não dá para você explicar para os reles mortais fingindo que gostam de uma vida saudável qual o gosto desse povinho? Ou o nome dele, sei lá? (Sim, o nome já ajuda)

    Beijos mil,

    Nicole.

    • brunahagemann disse:

      Ai Nicole phala sério que você gosta desde poemas hauehua

      Ai sobre vegetais e legumes eu não sou muito ligada, o que é estranho eu nem chego perto :-|
      Vou pensar no teu caso, mas eu teria que exprimentar essas ‘delicias’, oder?!

      Obrigada pelo post e pela masoquização do poeminha de primário hauehaue

      Beijos e boa semana!

      • Nicole. disse:

        Ahh, experimentar é muito radical ;).
        Pede para uma “cobaia” experimentar para você.

        hehehhe

        Beijo!

  2. Mi disse:

    adorei as opçoes variadas do restaurante local!! =D e eu teria feito a festa com as amoras hmmm coisa boa! adoro explorar essas cidadezinhas perdidas no meio do nada. geralmente vc sempre acha algo legal e inusitado. bjs!

  3. Marcelle disse:

    Não acho graça na fruta, mas o suco … nham… desde q cheguei só sei tomar isso.
    Cidade fofa…
    Mas me conta aê … prato lindo (tipo gourmet) , mas pequeno?
    (minha gula tá tomando proporcões perigosas, e preciso de informações essenciais)
    bjs

  4. Coca disse:

    Ai que lindo..queria morar lá, casar de novo com o Igor só prá ter meu nome no banquinho!
    Até porque o custo de alimentação é baratinho: dez maçãs por dia….

  5. Igor Hagemann disse:

    Fantástico. Já me imagino pedalando pra comer meia dúzia de maçãs e voltar. Será que tem caipirinha de maçã?
    Bj
    Papi’s

  6. Eu simplesmente amo o Altes Land, descobrimos ele num dos passeios de bicicleta que fizemos perto de casa (sim eu moro pro sul do Elbe, em Harburg, entao o Altes Land é praticamente o quintal da minha casa). é uma delicia pedalar pelas plantacoes de maçãs e demais frutas…sempre uma ótima recomendação visitar esse lugar mágico. dizem que fica ainda mais lindo na primavera, quando as arvores estao floridas, ano que vem estaremos lé com certeza!!
    beijo

Deixe um comentário

