Lüneburg

Sabe aquelas cidadezinhas lindas e bucólicas que você  moraria fácil? Mas aí você pensa duas vezes e se convence que não tem muito o que se fazer e é melhor morar numa cidade que tenha pelo menos um shopping center? Então.

Lüneburg é uma dessas, fica a 50 km de Hamburg. Sua população é algo em torno de 72.000 habitantes, mas acredito ter visto no máximo 1.000… é cidade universitária também. A galëre evaporou no feriado. É a centésima vigésima maior cidade da Alemanha (que deve ter 121 cidades rá).

Depois do Império Romano, esta terra foi nomeada (a partir do ano de 1.250) ducado de Lüneburg. Pra depois em 1.450 mudar para principado de Lüneburg,  em 1.850 fez parte do reinado de Hannover para em 1.950 ser finalmente, parte da baixa Saxônia.

Lüneburg é uma das poucas cidades do norte da Alemanha cujo centro histórico não foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, muitas residências foram abandonadas durante a guerra. No ano de 1.960 muitos prédios foram revitalizados e agora finalmente habitados. O que não quer dizer que esteja tudo bacana, tem muito prédio que você olha e tem certeza que vai cair. Casinhas lindas que você olha pra cima e dá vontade de dar uma cutucadinha pra alinhar, como se fosse um quadro torto na parede, sacolé?

A arquitetura revitalizada agora transpira os tempos Medievais, ladeada de ruelas de calçamento onde é divertido ver as mulheres andando de salto alto. Abaixo, muitas fotos. Pra ver melhor use os olhos do lobo mau clique nas fotos.

A arquitetura e coisas da cidade:

hehehe

Comércio:

Igreja St. Michaelis (do ano 1.371), onde Johann Sebastian Bach deu umas canjas de 1.700 a 1.702:

Quando entramos na igreja, tinha uma tiazinha cantando bem bonito. Sabe aquela tia puxa-saco do padre? Sim, lá estava ela cantarolando sozinha. Gravei este vídeo, ficou beeeem baixinho. Mas no finzinho ela solta pro Herr: ‘OS MÂNO, TIRA O BONÉ!!!’ haehhae

Agora fotos da Brauereimuseum (museu da fábrica de cerveja), onde não entendi nada (e precisa?):

“Coma pão, é necessário para viver. Beba cerveja, é o costume do país!” Gilgamesch – 2.000 a.C. (percebe-se a sobriedade na formação da frase)

Gostei muito de passear por lá. É realmente uma gracinha! Dia lindo, tempo fresco, feriado… Só não digo que foi tudo 100% lindo porque eu fiquei hipnotizada por uns minutos por isso:

Esse post foi publicado em Viagens. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Lüneburg

  1. Coca disse:

    Que delícia de cidade!!
    Tá mas o que é o homem está fazendo dentro, dentro do que mesmo?

  2. Márcia disse:

    Ai, eu já fuuui! Adorei tbm, amo cidadezinhas pequenas e charmosinhas ^^ e eu também pensei em morar e depois desisti… hehehe… porém, quando fui não tinha tantas lojinhas abertas. Outra coisa mto bacana de visitar por aí a o Weihnachtsmarkt, que foi o que eu vi por lá, uma graça!!

  3. Pamela disse:

    Nossa, muito linda mesmo!
    E só pra constar, quem não ficaria hipnotizada com aquele” ser” sensualizando dentro da carroça. sei lá o que era aquilo! Ou aquilos né?? Hahahahaha
    Bjo

  4. Adorei as fotos! Fiquei com vontade de conhecer. :-)

  5. Larysse Pacheco disse:

    XDD Taí..eu tenho que comentar, eu tenho que comentar …rsrs..Gosto do teu Blog Bruna, super engraçado, coloridinho…adoGo!!! Continue assim…adoro ler, pq me causa muuuito risos!!!XDD

    küsse!!

  6. Mi disse:

    adoro visitar essas cidadezinhas bucolicas…mas só visitar mesmo, pq morar deve ser um inferno hehe bjs!

  7. Simone disse:

    Olha se tem uma coisa que eu admiro aqui e acho que brasileiro não sabe fazer é construir cidade gracinha. Cidade que de conto de fadas. Eu sou toda bobona com isso. Adorei as foto MANÔ!

  8. Eve disse:

    1. Estive numa cidade parecida no domingo, 60 km de Berlin.
    2. Nem todas as fotos carregaram pq minha net tá uma %$#&%$#!
    3. Eu nem conseguiria ver as fotos direito mesmo, pq eu nao consegui parar de rir com a foto do pequeno arquiteto!
    De onde é que vc tira essas coisas??? kkkkkkkkkkkkkkk
    Bjs!

  9. cath disse:

    Alemanha esta nos meus planos de viagem, porque meu pai apesar de ter curtido momentos stranded em frankfurt, conseguiu passear, ficou em um hotel e promete voltar e como tenho algumas amigas de longa data q se escondem por ai, dai ja vou aproveitar para visitar, ja que ano vem, ano passa e ja ja os filhos completarao 18 anos haha. Agora me explica essa ultima foto, as pernocas, o shortinho, seria talvez um comeco de aula de Zumba na cidade do playmobil? hahah mtu engracado. Vou procurar o game do nintendo wii que vc falou no meu blog, valeu pela dica :) bjuuuss

Deixe um comentário

