O complexo do abc

Hoje, domingo, fui visitar a sobrinha alemoinha (a única, néam).

Visitar crianças até que é bom, se já não basta eu me dividir durante a semana com 4 outras. As ‘minhas’ 4 crianças, entre 3 e 6 anos, além de falarem apenas inglês, ainda são apegadas na linguagem infantil. É fofo pacas, vai dizer? Eu acabo trazendo certas palavras infantis pra casa que até o Herr, por osmose, acaba às vezes falando (haha um dia ele falou ‘otay’ no trabalho).

Li há muitos anos, um texto falando sobre a importância da ‘linguagem infantil’ que os pais apresentam para as crianças. Há uma grande subtituição de palavras complexas por outras nada complexas. Lembro que na Irlanda, o bebê que eu cuidava chamava a chupeta (pacifire) de doodoo. Já a pequena canadense aqui (a do post anterior) chama a chupeta de susu. Coitada desta childminder, que geralmente é motivo de bully pela pequena: ‘hahaha Bruna, doodoo é poopoo (cocô)!’ E lá fica eu, com cara de quem perdeu no par-ou-ímpar com um booboo (machucado) na alma.

Voltado pra sobrinha. Ela tem um ano e meio e é apaixonada por livros. Pensei que ela estaria desacostumada comigo, pois a última vez que há vi faz teeeempo. Mas tá né, nada melhor que uma estranha na casa pra mostrar toda sua biblioteca. Ela pegava um, gritava ‘Buuuuuch’ e corria até mim. Já o silêncio regia entre os adultos: MELDELS, A BRUNA VAI LER.

Abri a primeira página – vi o tamanho das palavras – e decidi fechar o livro. Já não basta eu ser a tia que fala engraçado, não dá pra ser a tia que fala errado. Né? Vai que um dia ela resolve me trollar também. Não, mentira. O problema é que não sou familiarizada com a linguagem infantil alemã (e também não tô com pressa, tá?). Mas tudo bem. A tia tem um molho de chaves com um chaveiro de porquinho que fez a festa.

E ela fala muito. Fala como gente grande. Eu teria medo de fazer a prova de alemão com ela. Ela corrige o pai. Ela sabe muito.

E sabe qual foi a primeira palavra que ela falou na sua ainda pequena vida?

PAPRIKA.

 

 

Durma com essa.

Esse post foi publicado em Aleatórios. Bookmark o link permanente.

9 respostas para O complexo do abc

  1. Monica disse:

    Paprika foi ótimo!!!!

  2. Igor disse:

    hehe, é dez. Magina…
    Bj
    Papi’s

  3. Eve disse:

    hahahaha
    eu passei por uma dessa com a sobrinha-neta de marido. ela que pegou o livro pra me ensinar!
    Paprika?? por isso que alemao aprende línguas mais fácil. kkkkkk
    Bjs!

  4. Ernani disse:

    Hahaha. Senti os instintos brotando ai. Acho bom o Herr se cuidar… ;)

  5. Pamela disse:

    Ah, mas que fofura! Descobri o seu blog há algumas semanas! Adoro o jeito como você narra suas experiências, é como se você estivesse conversando com pessoas íntimas! Muito legal você dividir isso com a gente! O meu Herr também está lendo e gosta muito!! Bjo grande do Brasil!=*

  6. Coca disse:

    Dorei o novo layout.

  7. Pamela disse:

    Pode deixar que comentarei sempre! Sou fiel! Hahahha
    O layout tá lindo!!
    Kuss =*

  8. Gisley Scott disse:

    Primeiro, amei o layout do blog e a sua nova foto do perfil! Lindíssimos!!! 2o, a primeira palavra que a pequena já saiu falando foi coloral(paprika-inglês)?hahahahaha!!! Muito engraçado!Ela já está aprovada para tentar palavras como paralelepípedo :P!!! , just kidding! hahaha :)

    Bjos

Deixe um comentário

