Schottischen Akzent

Me perdoem amigas na Irlanda, Inglaterra, EUA, Austrália e afins. Mas o sotaque escocês é, so far, o mais gracinha que já ouvi. Antes de eu deixar o Brasil pra ir à Irlanda em outubro de 2008, eu pesquisei muito sobre o sotaque irlandês no Youtube para preparar meus ouvidos acostumados com o acento americano. Naquela época não haviam muitos vídeos relacionados à apresentação do acento irlandês, mas sim vídeos bêbados ou pegadinhas de irishes na América. Quase desistindo da preparação audível, encontrei um vídeo relacionado com sotaque escocês. Era um rapaz, desses atoa na vida, apresentando o sotaque escocês para o mundo via webcam. Ele tinha um número razoável de vídeos nada interessantes, mas eu gostava de ouvir mesmo sem entender necas. Mesmo.

No passar dos meses, trabalhando como aupair em Dublin e conhecendo os programas infantis, me deparei novamente com o sotaque escocês num show chamado Balamory. A abertura, no vídeo abaixo, o sotaque não é beeem perceptível. Ai que saudadinhas boba:

Você riu? Eu também… Bem, neste programa cada personagem tem sua música própria de apresentação também. O meu favorito era o Archie, the Inventor. Se você achou que ele é uma moça pelo fato de usar saias e morar num castelo rosa, procure pelo vídeo do PC Plum (o policial).

Então depois disso eu decidi rever os vídeos do escocês atoa. E não é que eu entendi o que ele dizia? Os assuntos continuam sendo de extremo desinteresse, mas o sotaque além de gracinha, agora era compreendido!

Mas como é o sotaque? É meio inglês? Meio irlandês? É… meio isso + meio estranho, rs. Quando ouve-se um escocês falando, soa como um turista que fala inglês muito bem, com pequenas falhas no “r”. Como assim?

No exemplo Balamory, quando não se é cantado apenas falado a palavra, diz-se Balamôri com o mesmo “r” que dizemos no Brasil. Isso vale para palavras que têm o “r” seguido de vogal como: story, interesting,  round, cigarrette, train, ride, write etc. Ao falar, soa estranho como se não fosse algo que alguém de língua materna inglesa diria.

Já as vogais soam mais fechadas que dos outros sotaques. Exemplo da fonética: great = grê (com o “r” já mencionado), but = bô, bus = bôs, Edinburg = Edimbâr, fine = fêin, guess = guês, watch = uôtch, like = lêik, no way = nô uê (e não ‘nôu uêi’), about = abêut (ê com biquinho), time = têim, scottish = scôtish… e assim vai.

Mas como assim Bruna? Assim: um repórter e uma cantora conversando

Gostou? Eu posso passar hoooras ouvindo… tenho uma queda fácil pelo scottish accent. Sem contar que a Escócia é linda. Cheia de histórias, gente bonita menos aquele povo do Balamory, um clima frio mas no verão não é escaldante como aqui na Alemanha (pelo que sei), um show de arquitetura cinza misturado com muito verde, parques lindos, sotaque fofo :-) Moraria lá fácil. Fecho esse post com uma foto do alto da parte antiga da cidade de Edimburgo, num lindo fim de semana de sol em maio de 2009.

See ya nêxt têim!

Esse post foi publicado em Aleatórios. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Schottischen Akzent

  1. Carol disse:

    Adorei istopoooo… Beijao

  2. karine smith disse:

    HAHAHAHAHA
    A Chloe adora o balamory e eu devo confessar que não consigo diferenciar um sotaque do outro….na verdade isso nunca me importou…
    beijoca

  3. Cath disse:

    Oiii, Bruna. Eu acho que vi vc comentando no blog da Ká, mas eu nao tinha certeza se era a bruna dos palitos, dai eu vi seu blog li e pensei sera q eh ela? pq depois de 3 anos de irlanda eu tô meio lesada haha eu vou te add tb haha. Adorei a sua visita e concordo que sotaque escoces é melhor que irlandes, alias eu trabalhei com escoces e acho eles mais gente boa do que irish. Eu adoro imitar sotaque irlandes pra zoar aki hahaha principalmente em Kilkenny que eles usam os dentes juntos pra falar pq a parte de baixo onde eu moro é irlandesa a de cima é inglesa e misturada daí o sotaque é engraçado haha, mas nada nesse mundo supera o sotaque da minha cunhada haha maaa er me ouse?(mom wheres my blouse?)parece um gato haha. E o alemão? vc ta falando bem? a unica coisa que eu sei é kaputt hahah por causa do orkut haha beijoss bom findi!!

  4. Cintia disse:

    Ahhhhh Bruna. Acredita que já compramos alguns DVD’s do Balamory para BEatriz? hahahahaha… bj

  5. Pingback: A terra do SPAM « Brunalemanha

Deixe um comentário

